Designers

arrow32

Charles e Ray Eames

Charles e Ray Eames foram dois designers americanos que juntos realizaram grandes contribuições para o design mundial.vCharles Eames (1907/1978) nasceu no Missouri, EUA. Estudou arquitetura por dois anos na Universidade de Washington, a qual abandonou. Muitos afirmam que ele foi expulso por suas idéias muito modernas. Charles Eames foi fortemente influenciado por Eliel Saarinen (cujo filho Eero, também arquitecto, iria tornar-se parceiro e amigo). Foi através dele que Charles continou a estudar arquitetura na Academia de Arte de Cranbook, aonde se tornou professor e chefe do departamento de desenho industrial e onde conheceu sua 2° esposa e colega de faculdade Ray. (1912/1988). Juntos atuaram em diversas áreas, como arquitetura, design industrial, filmes e na construção de mobilíarios únicos.

 


saarinen

Eero Saarinen

ero Saarinen foi filho do famoso arquiteto e primeiro presidente da Cranbook Academy of Art, Eliel Saarinen. Nascido na Finlândia em Helsinki, emigrou com sua família para os Estados Unidos em 1923. Inicialmente estudou escultura em Paris, depois se formou em Arquitetura pela Universidade Yale em 1934. Recebeu uma bolsa para estudar na Europa e no seu retorno passou a lecionar na Cranbook Academy of Art. Em 1937 iniciou uma parceria com Charles Eames desenvolvendo móveis vanguardistas com tecnologia inovadora para o ramo de mobiliário. Vários destes produtos foram premiados pelo MoMA.

Seu trabalho arquitetônico mais notável foi o terminal da TWA do aeroporto John F. Kennedy, em Nova York. Em se tratando de design, seus trabalhos mais conhecidos foram os desenhos para a Knoll International, a coleção Womb (1947-1948) e a coleção Pedestal (1955- 1956) com a famosa cadeira Tulipa.

 


george-nelson

George Nelson

George Nelson (1908-1986) foi um dos fundadores do modernismo americano. Estudou arquitetura e artes plásticas em Yale, nos anos 20. Na Europa conheceu uma série de pioneiros do modernismo. Nos EUA tornou-se colunista e apresentou à América Mies Van Der Rohe, Le Corbusier, entre outros. George Nelson ficou conhecio por seu conceito inovador, entre eles o de espaço familiar, que chamou a atenção de Herman Miller, ao qual se assossiou em 1945, chefiando o centro de design de sua empresa. É considerado a mais articulada e uma das mais eloqüentes vozes sobre design e arquitectura na E.U.A. do século 20.

 


bertoia

Harry Bertoia

Harry Bertoia (1915-1978) nasceu em Udine, Itália, emigrou com a família para os EUA em 1930. Formou-se na Cass Technical Hight School de Detroit em 1936, . De 37 a 39 foi bolsista na Cranbrook Academy of Arts, onde ensinou de 39 a 43 sendo seus colegas de trabalho Eero Saarien e Charles Eames, com quem viria a trabalhar nos anos seguintes. Em 1950 desenhou a linha de cadeiras em fio metálico para a Knoll International, que tiveram tão grande sucesso comercial que permitiram que se dedicasse à sua carreira de escultor.

 


Isamu-noguchi

Isamu Noguchi

Isamu Noguchi ( 1904 – 1988 ) era escultor, designer, artesão, arquiteto e paisagista notável. Nascido em Los Angeles - Califórnia - mudou-se, ainda pequeno, para o Japão com sua mãe onde seu pai morava e, ali, passou toda a sua infância. Em 1918, voltou aos Estados Unidos para estudar e graduou-se em La Porte High School em La Porte, Indiana em 1922. Em 1924, Noguchi abandona a Columbia University para se dedicar tempo integral à escultura, sua maior paixão. Como arquiteto paisagista, Noguchi criou um grande número de parques, monumentos, memoriais e áreas livres; pois, a sua filosofia era de que a arquitetura ganhava mais se integrada à natureza. Seus trabalhos não se limitaram aos projetos de jardins e esculturas. Noguchi também projetou como designer, objetos para indústria tais como: lâmpadas e mobiliários - alguns deles conhecidos, reproduzidos e vendidos até hoje. Dentre suas criações no ramo de mobiliário, colaborou com a empresa Herman Miller, em 1948, quando se juntou a outro grupo de designers de peso como George Nelson, Charles Eames, dentre outros, para fazer parte de um catálogo seleto contendo as mais importantes obras do mobiliário moderno. Seu trabalho se encontra difundido por todo mundo e também no Isamu Noguchi Garden Museum, na cidade de New York, onde se encontra um vasto acervo.

 


le-corbusier

Le Corbusier

Seu nome verdadeiro era Charles Édouard Jeanneret. Estabeleceu os princípios básicos da técnica de construção racionalista e funcional, que influenciou o desenvolvimento da arquitetura a partir dos anos 20. Descobriu novas formas de cimento armado para tornar as paredes mais leves, sustentadas em poucos apoios, encontrando soluções que permitiam erguer um edifício sobre o terreno e criar paredes-cortina. Usou o cubo como base, com predomínio de tetos planos e grandes janelas, introduzindo os elementos pré-fabricados. A partir de 1929, criou edifícios representativos e bairros inteiros no mundo todo, que pretendiam, como suas obras em Marselha, construídas entre 1947 e 1952, a realização de "máquinas de habitar" confortáveis, rodeadas de natureza. Procurou estabelecer bases para uma cidade ideal a partir de planos urbanos que ainda são discutidos. Desenvolveu um sistema de proporção que determinou medidas de edifícios, o chamado sistema modular, que tomou como referência a estatura de um indivíduo médio com os braços levantados (2,26 metros). Algumas de suas obras mais significativas são a casa dos estudantes suíços, em Paris (1930-1932); o Ministério da Educação do Rio de Janeiro (1936-1945); o centro cultural e administrativo de Chandigarh, na Índia (iniciado em 1950); os edifícios do bairro de Hansa, em Berlim (1956-1957); a igreja da Ascensão de Nôtre-Dame-du-Haut, em Ronchamp (1950-1954); e o mosteiro de La Tourette, em Eveux (1957).

 


mvdr

Ludwig Mies Van der Rohe

Arquiteto germânico nasceu em Aachen, Alemanha, que, juntamente com Le Corbusier, Walter Gropius e Frank Lloyd Wright, é considerado uma das figuras exponenciais do racionalismo arquitetônico moderno. Desde o início da carreira, influenciado pelos estudos do holandês De Stijl, desenvolveu uma concepção arquitetônica de linhas puras. Foi diretor da Bauhaus (1930-1933), mas perseguido pelos nazistas, emigrou para os Estados Unidos (1937), onde iniciou nova etapa em sua carreira, com ênfase para as fachadas de vidro e estruturas metálicas. O rigor das proporções, a valorização da infra-estrutura como elemento estético e a precisão do detalhe foram os três princípios que nortearam a sua criação. Entre suas tantas obras citam-se o edifício comercial na Friedrichstrasse, em Berlim (1921), o pavilhão alemão da Exposição Internacional de Barcelona (1929), a casa Tugendhat, em Brno, na atual República Tcheca (1930), o projeto de campus do Instituto Illinois de Tecnologia (1939-1941) e o do Seagram Building, na Park Avenue de Nova York (1958). O edifício sede do Columbia Broadcasting System, em Nova York, foi sua última realização, concluída pouco antes de sua morte em Chicago, Estados Unidos.

 


Pierre-paulin

Pierre Paulin

Pierre Paulin (1927) é considerado um dos mais talentosos designers franceses da metade do século XX. Em 1956,após aceitar o convite de Harry Wagemans para juntar-se a Artfort Paulin encontrou o apoio necessário para realizar a produção de seus projetos.Devido a sua preocupação pela simplicidade e sua referencia a qualquer efeito lírico, seus trabalhos foram simplesmente numerados.Suas produções inovadoras anteciparam a revoluções sociais pelo estilo de vida que estimularam.No final dos anos sessenta (60), Paulin beneficiou-se de uma colaboração interna dos talentosos e inventivos artesãos do novo Atelier de Pesquisa e Criação da ¨le Mobillier National¨ a qual coincidiu com a restauração da Ala Denon do Museu do Louvre, e a restauração do apartamento privativo do presidente Georges Pompidou na Elysée e posteriormente a criação do mobiliário para o escritório presidencial de François Mitterand em 1983. Apesar de estas prestigiosas empreitadas terem contribuído para sua fama, outros designs permitiram ao público descobrir o conforto da vida moderna.Estes são os quais nos decidimos apresentar nesta galeria, um local que os aproxima dos trabalhos de esculturas em sua essência.O homem do futuro Paulin disseminou em seu trajeto, objetos poéticos que estavam à frente de seu tempo e sua redescoberta mais de trinta anos depois, inspirou admiração.

 


panton

Verner Panton

Verner Panton (1926 - 1998), arquiteto e designer dinamarquês, considerado um dos mais importantes e inovadores designers da segunda metade do século vinte, apresenta uma vasta obra que vai desde a arquitetura residencial e interiores passando pelo mobiliário, luminárias e texturas. Mestre da extravagância, Panton abusa de cores vibrantes e linhas sinuosas para dar humor às formas das coisas. Trabalhava com materiais como plástico, poliuretano e espuma. Sua mais famosa criação, a cadeira Panton (desenhada em 1955) é um dos ícones da Pop Art.

 


gray

Eileen Gray

Eileen Gray (1878-1976), nasceu na Irlanda. De uma rica família de artistas, sua formação começou na Slade School of Fine Arts, 1989. Nos anos seguintes estudou desenho com Colarossi e Julian, em Paris. Forma-se na arte da laca com o mestre japonês Sugawara. A partir de 1919 começa a trabalhar com decoração e design de móveis, e em 1922 se liga ao grupo De Stijil. Em 1923, uma peça de sua autoria, o toucador Monte Carlo, é muito elogiado por Walter Gropius, então na direção da Bauhaus e J.J.Out. A partir de 1926 trabalha como arquiteta e apresenta seus trabalhos no pavilão Temps Nouveaux de Le Corbusier, em 1937.

 


jacobsen

Arne Jacobsen

Arne Jacobsen (1902-1971), nasceu em Copenhagen, Dinamarca, e notabilizou-se como arquiteto , decorador, professor, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas.Mesmo quando criança ajudava na decoração da casa, percebendo alguns exageros dos pais, pintava de branco os papéis de parede do próprio quarto.Inicialmente queria ser pintor, porém seu pai achou a carreira de arquiteto uma escolha mais sensata e promissora.Começou a trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe, a partir desta data abriu seu atelier. Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que vieram a se tornar umas das cadeiras de maior sucesso comercial do mundo. Seu projetos mais conhecidos são o St Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagen para o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957, considerada um ícone do design mundial. O produto recebeu esse nome por seu corte volumétrico, parecido com um ovo. Esse arquiteto detalhista, foi o primeiro a introduzir os conceitos do modernismo na Dinamarca, iniciando sua aplicação na indústria de móveis.Assumindo a natureza como fonte de inspiração, Jacobsen conciliou simplicidade, funcionalismo, elegância e conforto nos produtos que assinou.

 


Pietro-arosio

Pietro Arosio

Depois de formado pelo Monza Art Institute em 1965, ele iniciou sua carreira como designer em uma empresa especializada em desenhar e fabricar mobiliário. Esta experiência foi crucial para o desenvolvimento da filosofia dos traços no design de Arosio em todos os anos que se seguiram. Em 1972 ele se firmou na prática do design industrial. Praticamente todos os seus desenhos durante esse período foram direcionados para cozinha. Ele foi premiado com o Casaviva d `Oro, seu primeiro prêmio em 1983, por estes desenhos. Os traços fundamentais do seu trabalho com cadeiras e móveis para sala são as formas sobressalentes e a aplicação de novas tecnologias e materiais. Além disso, mesmo as mais ínfimas informações são definidos na fase de concepção a fim de verificar se eles podem ser produzidos em massa, o trabalho é feito em estreita colaboração com os departamentos de engenharia e produção. Algumas de suas obras modernas de sofá-cama e cadeiras foram exibidos no Victoria and Albert Museum de Londres e de Munique Die Sammlung Museu de Arte Moderna. Pietro arosio vem trabalhando desde 1992 para a Zanotta.